Secteurs & marchés

Portugal é o maior produtor de bicicletas da União Europeia

No ano passado, foram fabricadas 2,7 milhões de bicicletas e triciclos não-motorizados em Portugal, colocando o país no topo da tabela europeia.

No ano passado, foram fabricadas 2,7 milhões de bicicletas e triciclos não-motorizados em Portugal, colocando o país no topo da tabela europeia, de acordo com o Eurostat. A produção de bicicletas na União Europeia atingiu o seu pico em 2015, com um total de 13,7 milhões veículos.

Portugal é o país que mais produz bicicletas na União Europeia. No ano passado, foram fabricadas 2,7 milhões de bicicletas e triciclos não-motorizados em Portugal, colocando o país no topo da tabela europeia.

O valor corresponde quase ao dobro do que foi registado em 2018: 1,9 milhões de veículos, de acordo com os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira. A Portugal segue-se a Itália (2,1 milhões), a Alemanha (1,5 milhões), a Polónia (0,9 milhões) e os Países Baixos (0,7 milhões) – Estados-membros que juntos países representaram 70% da produção total de bicicletas na comunidade única.

Em toda a União Europeia foram produzidas mais de 11,4 milhões de bicicleta em 2019, correspondendo a uma subida 5% em relação ao ano anterior e a um acréscimo de 10% face a 2014. Ainda assim, segundo o gabinete de estatísticas europeu, a produção de bicicletas atingiu o seu pico em 2015, com um total de 13,7 milhões veículos fabricados.

A Câmara Municipal de Lisboa é uma das autarquias que está a promover a compra de bicicletas, com um programa de apoio de cerca de três milhões de euros. Desde o primeiro dia útil de agosto, foram recebidas 373 candidaturas e pagos cerca de e 14 mil euros (correspondentes a 50 pagamentos).

“O perfil dominante do beneficiário destas primeiras candidaturas que já foram apoiadas “equivale ao adulto residente na cidade de Lisboa (84%), seguido do trabalhador na cidade (12%) e, por último, de estudantes”, explicou ontem a câmara liderada por Fernando Medida, numa nota enviada à agência Lusa.


Fonte:

O Jornal Económico - 2020-08-13

 Newsletter Aicep Portugal Global - 2020-08-14

Partager cette page Partager sur FacebookPartager sur TwitterPartager sur Linkedin