Comunicação - Imprensa

Ler ASPECTOS nº 192 | Smart Cities

Este número da revista Aspectos é dedicado ao tema das “Smart Cities”, uma expressão que se houve cada vez mais. Questão de moda ou a realidade?

Os diferentes artigos que vos propomos ajudá-lo-ão a formar uma opinião. Antes do mais convém dar-vos uma definição e neste caso a da CNIL (Comissão Nacional da Informática e das Liberdades) parece-me a mais simples: “Smart Cities ou Cidade Inteligente, é um conceito de desenvolvimento urbano que engloba a qualidade de vida dos citadinos através de uma cidade mais adaptada e eficaz, com a ajuda das novas tecnologias, apoiadas num ecossistema de objetos e de serviços. O perímetro abrangido por esta nova forma de gestão das cidades, inclui nomeadamente: infra-estruturas públicas (edifícios, mobiliário urbano, domótica, etc.), redes (água, electricidade, gás, telecomunicações); transporte (transporte público, estradas e carros inteligentes, carsharing, a chamada mobilidade leve - via bicicletas, a pé, etc.); os e-serviços e e-administrações. "

Trata-se de um conceito que já ultrapassou a realidade virtual em Portugal, com projetos mais abrangentes e integrados em diferentes aspetos do dia-a-dia das cidades, que terá oportunidade de descobrir ao longo dos artigos desta edição.

Esta é ainda a ocasião para abordarmos a 26ª Soirée dos Troféus da CCILF que se realizou em 10 de outubro último em presença do Ministro da Economia de Portugal e da Sr.ª Embaixadora de França em Portugal. Parabéns aos vencedores.

Deixemo-lo então descobrir este novo número da revista Aspectos, mas não sem antes agradecer a todos os que contribuíram para esta temática.

Boa leitura !

Ler +

 

Mais Atualidades

Share this page Share on FacebookShare on TwitterShare on Linkedin