Conferências & Seminários

Seminário Indústria Automóvel | Porto

Sheraton Porto Hotel
Rua Tenente Valadim, 146
Porto

Preço :
SÉMINÁRIO, ALMOÇO e MESAS REDONDAS COM COMPRADORES (Valor por pessoa)
• Sócios: 90 euros + Iva
• Não Sócios: 110 euros + Iva

Evento concluído *please note that booking the event in your calendar does NOT mean that you are registered. You need to register first if you want to attend an event.

A indústria automóvel em Portugal: desafios e oportunidades | Com a participação de empresas francesas do setor automóvel

 

A indústria automóvel portuguesa está a atravessar uma fase positiva.

Um dos primeiros sinais prende-se com a produção de veículos, que cresceu mais de 70% em relação a 2017, para chegar a quase 273 000 unidades produzidas em 2018. 97% destes veículos são destinados à exportação, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.

Outro elemento revelador : a implantação de fabricantes de acessórios automóveis franceses tem vindo a aumentar de forma sustentada, principalmente no Norte do país, onde mais de 1700 postos de trabalho foram criados, representando um investimento total de 135 milhões de euros.

Finalmente, mais um fato que traduz a boa saúde do setor, a fábrica da Renault Cacia celebra este ano a produção de 40 milhões de bombas de óleo. Distinguida pela Aliança Renault Nissan como a melhor fábrica de caixas de velocidade do mundo, a Renault Cacia  orgulha-se de produzir pelo menos um componente de qualquer automóvel da marca que circula no mundo!

A proximidade com Espanha, um dos maiores países construtores de automóveis da Europa, é um trunfo importante e permite aos fabricantes de acessórios que se instalam em Portugal de utilizar o país como base para fabricar para a Península Ibérica.

Neste contexto optimista, os desafios que conhece a indústria a nível mundial são consideráveis, e Portugal segue a mesma regra.

Desafios e Oportunidades, eis portanto as palavras chave desta nova edição do Seminário « A indústria automóvel em Portugal » .

De realçar que estará presente no evento uma delegação de empresas francesas, sócios da FIEV (Federação Francesa das Industrias de Equipamentos para Veículos), à procura de potenciais parceiros industriais em Portugal.

 

► PEDIDOS DA EMPRESAS FRANCESAS À PROCURA DE PARCEIROS INDUSTRIAIS:

EMPRESA COMEPRI :

  • Parceria com fabricantes de acessórios para a realização de máquinas especiais e linhas automatizadas
  • Sub-contratantes no setor da mecânica de precisão para maquinação de peças, mecano-soldadura e mecânica geral

EMPRESA JTEKT 

Commodities

Process

Component

Al casting

Press 600 to 1400T + CNC

worm housing, rack housing

Plastic Injection

Press 300 to 500 T

Stroke limitor, back-up limitor, sensor housing

TPE rubber

Extrusion Press

Bellow

Zamack injection

Press 400 T

Screw

Electronic

Back and assembly

PCB

Machining

CNC machining

Imput Shaft, Insert

Stamping

Stamping press

Cover

Harness

Harness assembly

Harness (already localized)

 


EMPRESA SILVATRIM SAS :

  • Peças embutidas em inox / aluminio de aspecto para o exterior do automóvel
  • Fornecedores de peças injetadas pintadas ou cromadas com montagem para aplicação nas barras dos telhadilho
  • Moldes de injeção plástico para peças de aspecto exterior do veiculos ou pintadas entre 250 e 650 toneladas

 

Programa (sujeito a alteração)

Dia 15 Maio 2019
08:45 Receção dos participantes
09:15 Abertura do evento | Carlos Aguiar, Presidente da CCILF
09:30 Crescimento e oportunidades | Panorama do setor: Representante do Conselho Diretivo da AFIA | O contexto de atratividade: Philomène Dias, Diretora Adjunta da Direção Comercial e Corporate do AICEP Portugal | Testemunho de construtores franceses: Michel Domingues, Diretor Geral da Renault Cacia e PSA Mangualde (a confirmar) | Case study de um fabricante de acessórios português : Ricardo Leão, Administrador de Inapal Metal
10:15 Coffee- Break e Networking
10:45 Desafios do setor | A revolução tecnológica: Luis Nunes, Business Development Manager de Altranportugal, S.A | O automóvel elétrico: Pedro Domingues, Diretor Comercial da Unidade de Negócio Mobilidade Elétrica da Efacec Power Solutions SGPS | A indústria 4.0: Vitor Pereira, Diretor do FabLab de GFI Informática Portugal | Formação e mão de obra: Pedro Silva, Managing Director de OPCO e Vitor Dias, Diretor do Desenvolvimento de formação do CENFIM
11:15 Parcerias e futuras implantações: o que saber ? | Direito do trabalho e contexto jurídico: Rui Peixoto Duarte, Associado da Abreu & Associados – Sociedade de Advogados, RL | Taxas, Impostos e fiscalidade em geral: José Rebouta e Sérgio Ferreira, Partner e Diretor da MAZARS | Apoio à inovação e à pesquisa e desenvolvimento: Maria do Céu Carvalho, Partner da KPMG Portugal
12:00 Apresentação das empresas francesas presentes
12:45 Almoço-Debate animado por Pascale LARDIN - Responsável do Desenvolvimento Internacional na FIEV - Fédération des Industries des Equipements pour Véhicules – « os desafios da indústria automóvel de amanhã ».
15:00 Reuniões em B2B com potenciais parceiros industriais franceses: Jtekt Europe, Comepri Groupe-Novtek, Renault Cacia, Silvatrim SAM, etc.
Share this page Share on FacebookShare on TwitterShare on Linkedin