Webinar

Situação de crise empresarial – lay off ou cessação de contrato de trabalho?

Data limite de inscrição :
Terça 20 Abril 2021 - 10H00

Preço :
Gratuito
Os códigos de acesso ao Webinar serão enviados após confirmação da inscrição
Ao preencher este formulário confirma que leu e aceitou as condições gerais da CCILF sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados, que poderá consultar no site: www.ccilf.pt
No caso de fotografias, estas serão tiradas durante os nossos eventos, e poderão ser difundidas através dos nossos meios de comunicação. Agradecemos que nos comuniquem se colocam objeção a que vos fotografemos ou a que sejam difundidas.

Inscrição *please note that booking the event in your calendar does NOT mean that you are registered. You need to register first if you want to attend an event.

Webinar organizado pela CCILF com a RBMS - Rodrigues Bastos, Magalhães e Silva & Associados - Sociedade de Advogados SP, RL

 

Com o agravamento da situação pandémica, o segundo confinamento geral e o anúncio de uma “terceira vaga”, é cada vez maior o número de empresas em situação de crise empresarial em virtude do (re)encerramento obrigatório dos seus estabelecimentos (por determinação legislativa ou administrativa de fonte governamental) ou, simplesmente, por não conseguirem contrariar a acentuada quebra de atividade e de faturação provocadas pelo impacto da pandemia na economia mundial.

Não obstante os vários apoios governamentais à retoma da atividade e à manutenção dos postos de trabalho, muitas empresas são forçadas a ponderar medidas mais drásticas do que a mera redução dos períodos normais de trabalho ou a suspensão dos contratos de trabalho de forma a viabilizar os respetivos negócios a médio e longo prazo.

Este Webinar visa esclarecer os seus participantes sobre os mecanismos legais de redução do tempo de trabalho ou de suspensão (“lay off”) e de cessação dos contratos de trabalho ao dispor das empresas em situação de crise empresarial, alertando para alguns factores determinantes de ponderação para decisão de optar por um ou por outro.

Programa:

  • Apresentação
  • Redução do Tempo de Trabalho e Suspensão dos Contratos de trabalho (“lay off”)
  • Os Custos e os Apoios inerentes à Redução do Tempo de Trabalho e à Suspensão dos Contratos de Trabalho
  • Formas de Cessação dos Contratos de Trabalho:

- Acordo

- Despedimento Colectivo

- Extinção de Posto de Trabalho

  • Custos da Cessação dos Contratos de Trabalho no âmbito dos Acordos, Despedimentos Colectivos e por Extinção de Posto de Trabalho.
  • Cálculo da Compensação de fim de contrato.
  • Conclusão.

Oradores:

  • Madalena Januário – Sócia, RBMS - Rodrigues Bastos, Magalhães e Silva & Associados - Sociedade de Advogados SP,RL
  •  José Ricardo Gonçalves – Sócio, RBMS - Rodrigues Bastos, Magalhães e Silva & Associados - Sociedade de Advogados SP,RL

 

Em colaboração com

Share this page Share on FacebookShare on TwitterShare on Linkedin